De tanto alertar a prefeitura de Alvorada sobre os buracos nas avenidas Frederico Dihl e 17 de Setembro, no Bairro Intersul, sem querer, o serralheiro Leonardo Ribeiro, 43 anos, está virando pintor. Como forma de protesto, ele pinta as crateras que surgem nas duas vias - cujo trânsito se intensifica no início e no final do dia por serem ligações entre Viamão e Alvorada.
Há um ano, Leonardo foi tema de reportagem do Diário Gaúcho por protestar pintando com tinta amarela os buracos da Frederico Dihl. Segundo ele, os panelões ficariam mais visíveis. Na época, a prefeitura prometeu uma operação tapa-buraco com asfalto quente no local.
- O problema é que o asfalto não dura. Basta uma chuva mais forte, como foi no mês passado, para os buracos reabrirem - reclama.
Cansado de esperar melhorias, morador de Alvorada pintou os buracos no asfalto de tinta amarela
Curva
Nesta sexta-feira, mais uma vez, Leonardo e os vizinhos pintaram de branco os contornos de cinco crateras na Avenida 17 de Setembro. A palavra descaso foi escrita ao lado deles.
- Estamos esperando há dois meses pelo conserto. Ligamos para a prefeitura, e eles só prometem. Isso cansa, mas a gente não desiste de alerta - desabafa Leonardo.
Localizados exatamente na curva, num trecho de descida de ambos lados, os buracos obrigam um desvio forçado dos veículos que descem de Viamão em direção ao Centro de Alvorada. Parte deles escolhe entrar na pista contrária, outros sobem a calçada em frente ao número 300 da via. Funcionário de uma loja de baterias e peças para automóveis, o vendedor Marcos Lovato, 48 anos, vendeu sete pneus nesta semana para motoristas que tiveram perdas ao passarem pelos buracos.
- A situação piora quando anoitece ou está chovendo. Já vi motoqueiro voar neste trecho porque não enxerga os buracos escondidos pela água - conta Marcos, que trabalha a cerca de 20m dos buracos.
Conserto
Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Alvorada informou que os buracos se formaram por conta de uma vertente que passa embaixo da via. A região já tinha sido contemplada pela operação tapa-buracos, que começou a ocorrer nesta semana. Os buracos seriam fechados ainda na tarde de sexta-feira.
Alvorada
Serralheiro protesta pintando os buracos existentes nas ruas de Alvorada
Leonardo Ribeiro usa a ação como estratégia para despertar a atenção da administração municipal para o problema
GZH faz parte do The Trust Project