As obras de duplicação da Avenida Tronco, na zona sul da Capital, chegaram ao encontro das avenidas Icaraí e Chuí, no bairro Cristal. Operários trabalham na construção de uma rótula que ligará as vias à Avenida Divisa, no bairro Cristal. De acordo com a prefeitura, essa etapa da construção deve ser concluídas em quatro meses.
Ainda que a Secretaria Municipal de Gestão afirme que a obra não trará impacto ao trânsito na região, uma restrição ao tráfego já atrapalha a rotina dos motoristas no local. Duas pistas da Avenida Icaraí, no sentido bairro-centro, foram bloqueadas para a instalação da tubulação, e apenas uma segue liberada.
A duplicação da Avenida Tronco integra os projetos de mobilidade previstos para a Copa do Mundo. Entretanto, após uma série de atrasos, a estimativa mais recente da prefeitura aponta que deve ser encerrada em dezembro de 2016. O principal entrave para o avanço da obra é a retirada de 1,5 mil famílias do futuro traçado da duplicação. Segundo a prefeitura, 993 famílias que moravam na região já foram realocadas com bônus moradia, indenizações e aluguel social.
Também há máquinas e operários trabalhando no interior do hipódromo, onde será construído um novo terminal de ônibus para o sistema BRT. O terreno foi negociado com a prefeitura por meio de uma permuta autorizada pela Câmara de Vereadores e já pertence ao município, mesmo que ainda esteja dentro da propriedade do Jockey Club. A administração municipal não tem previsão para a conclusão do terminal.
Obras também já começaram dentro do Jockey Foto: Felix Zucco / Agência RBS
Nas últimas semanas, a pavimentação avançou em dois trechos, que ainda devem receber sinalização: na Avenida Gastão Mazeron e na Avenida Teresópolis. A região da Avenida Moab Caldas ainda está sendo pavimentada.
*Zero Hora