Com direito a quadras esportivas ocupadas e pessoas tomando chimarrão em cadeiras de praia, o Parque Marinha do Brasil foi reapresentado a Porto Alegre em nova versão: iluminado.
Com um reforço de 491 novas lâmpadas, o parque ficou quatro vezes mais claro. Tantos holofotes fizeram a prefeitura melhorar também as quadras esportivas, jardins e gramados, que foram reinaugurados na noite deste sábado. Com direito a solenidade e visita do prefeito, o evento contou com a presença de grupos esportivos de diversos pontos da cidade.
- Um dia como hoje, com tantas tribos esportivas, deixa a demonstração muito clara de que o espaço público bem cuidado é realmente assumido pela comunidade - disse José Fortunati.
Enquanto uns jogavam basquete na quadra de cimento, atletas se dividiam entre o vôlei e o futevôlei nas quadras de areia. Ali perto, ciclistas e corredores se alongavam antes do início de um tour noturno por entre as árvores. A cena, incomum no parque, foi possível pela presença de policiamento da Guarda Municipal e do Exército.
- Está tudo muito lindo. Senti mais segurança. Tudo tão bonito que dá vontade de curtir essas quadras - disse Dinara Brum dos Santos, auxiliar-administrativo, enquanto contemplava a superlua.
Reforma na iluminação da Redenção não tem data para ser concluída
O teste-drive deu certo. Resta saber se a população continuará usufruindo do presente que ganhou:
- A impressão que ficou hoje é que tem que dar continuidade a esse programa, essa ocupação do parque, para que o povo possa aproveitar. Tem que seguir em frente, não pode parar - disse João Popp, visitante e organizador de eventos esportivos.
Além do Marinha, a gestão municipal melhorou a iluminação do Parque Moinhos de Vento, o Parcão, do Parque Mascarenhas de Moraes, no Humaitá, cuja entrega deve ocorrer nos próximos dias, e em outras praças. O próximo a ser entregue é o Parque da Redenção. A inauguração está prevista para o dia 20 de setembro. Os porto-alegrenses agradecem.