Depois de mais de oito horas de espera no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, 56 estudantes gaúchos ficaram sabendo, na madrugada desta quinta-feira, que o voo que os levaria à Disney havia sido cancelado. A American Airlines, responsável pelo voo direto a Miami (AA203), afirma que o motivo foi "necessidade de manutenção". Leia a nota enviada pela empresa na íntegra no final da matéria.
A maioria dos adolescentes é de Santa Cruz do Sul, de onde partiu o ônibus para a Capital na tarde de quarta-feira, mas também havia moradores de Caxias do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sobradinho e Vale do Sol. Os passageiros chegaram ao Salgado Filho às 19h.
Segundo Laura Helena Bergel, cuja viagem é o presente de aniversário de 15 anos, os estudantes só ficaram sabendo que havia algo errado quando um deles viu "cancelado" em uma das televisões da Infraero.
- Despachamos as malas, fizemos check-in, estava tudo certo e fomos para a sala de embarque. Ficamos ali um tempão. Os agentes saíram e nós ficamos ali, esperando, esperando. De repente, alguém viu na tela que estava cancelado. A gente se desesperou, não sabia o que fazer - conta Laura.
Relembre outros problemas em voos da American Airlines na Capital:
Voo da American Airlines é cancelado no Salgado Filho
Cancelamento de voo da American Airlines revolta passageiros
Avião retorna ao Salgado Filho minutos após decolar para Miami
Problemas com avião da American Airlines começaram na viagem anterior
Avião da American Airlines arremete antes de pousar em Porto Alegre
Em 2013, 1º voo direto Porto Alegre-Miami sai com atraso de 41 minutos
A aeronave, vinda de Curitiba, deveria decolar às 23h30min de Porto Alegre. Somente por volta da 1h os quatro monitores da agência de viagem, que acompanhariam os estudantes, foram informados do cancelamento e foram tentar reverter a situação. A justificativa dada a eles foi de que a aeronave estaria com problemas técnicos e não poderia sair de Curitiba.
- Todos são menores de idade, sem responsáveis, só com os nosso monitores. Tinha passageiros chorando, nós correndo de um lado para o outro e ninguém tinha informação precisa, foi um caos - relata o sócio da agência NEF Turismo, César Leivas.
Os estudantes receberam um vale-alimentação da companhia e, por volta das 4h, foram levados a um hotel de São Leopoldo, supostamente porque não havia vagas suficientes para os 60 passageiros na Capital.
- A pior parte foi ligar para os nossos pais. Foi horrível dar notícia. Muita gente chorou, até eu. É a nossa viagem dos sonhos, que estávamos planejando há mais de dois anos - lamentou Laura.
Nesta quinta-feira, segundo Leivas, a American Airlines informou que não poderia encaixar todos no voo seguinte, que seria nesta noite, porque estaria lotado. A opção oferecida é no próximo sábado, no entanto, saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
- Está sendo muito complicado. Seis em um voo, três no outro, chegadas em horários e aeroportos diferentes. E 15 passageiros a companhia disse que não mandaria, queria que fossem de ônibus até São Paulo. Resolvemos pagar as passagens de avião, mais de R$ 2 mil cada bilhete - afirma o sócio da agência.
Questionada por ZH, a American Airlines não deu detalhes sobre o futuro da viagem do grupo gaúcho, mas alega ter dado a assistência necessária aos passageiros.
Leia a íntegra da nota da companhia aérea:
A American Airlines informa que voo AA 203, de ontem (15/7), do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA) com destino ao Aeroporto Internacional de Miami (MIA) foi cancelado por necessidade de manutenção. Todos os passageiros receberam assistência e foram reacomodados nos próximos voos disponíveis.
A companhia lamenta qualquer inconveniente causado aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e tripulantes é a sua maior prioridade.