O posto do Banrisul na sede da Emater, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, foi arrombado no fim da noite de quarta-feira. Por volta das 23h, quatro homens portando armas de fogo renderam o vigia que fazia a segurança do escritório central da Emater e invadiram o prédio. No momento da ação, o vigia e um funcionário da instituição estavam no local e foram feitos reféns pelos assaltantes.
A quadrilha usou um maçarico para tentar abrir o caixa eletrônico, mas foi interrompida quando o alarme disparou. Os criminosos fugiram levando objetos pessoais, um revólver e um colete à prova de balas do vigia, além de equipamentos fora de uso que faziam parte do museu da Gerência de Comunicação da Emater, como câmeras fotográficas e filmadoras antigas. Após a fuga dos criminosos, o vigia pediu socorro na portaria de um prédio a quatro quadras do ponto e acionou a Brigada Militar (BM).
Em nota, a Emater afirma que até o momento "não é possível afirmar se (os criminosos) conseguiram levar dinheiro". "A direção está prestando todo o apoio ao empregado e o terceirizado que passaram por estes momentos difíceis e tomando as medidas necessárias para reforçar a segurança do prédio e de seus empregados. Também iremos colaborar com a polícia nas investigações para esclarecer os fatos", declarou o presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, citado na nota.
O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.
* Zero Hora