A Comissão de Licitação da prefeitura anunciou nesta quinta-feira as empresas que se classificaram em primeiro lugar na licitação do transporte coletivo de Porto Alegre. A única que era de fora da Capital foi desclassificada da concorrência. As informações são da Rádio Gaúcha.
No lote um (zona norte e nordeste, atualmente atendidas pelo Consórcio Conorte), a Stadtbus foi desclassificada por não apresentar as garantias necessárias. Dessa forma, o consórcio Mob Mobilidade em Transportes (consórcio formado pelas empresas Sopal, Nortran e Navegantes, atual consórcio Conorte) foi considerado o primeiro colocado.
O que muda no transporte público após a primeira licitação da história
Cinco grupos apresentam propostas para o sistema de ônibus de Porto Alegre
O mesmo consórcio, Mob Mobilidade, venceu também no lote dois (zonas norte e nordeste, atualmente atendidas pelo Consórcio Conorte). Ele apresentou a única proposta para essa região e sua documentação foi considerada válida.
No lote três (zona sul, atualmente atendida pelo consórcio STS), o consórcio Sul (formado pelas empresas Trevo, VTC, Belém Novo e Restinga, atual consórcio STS) foi o vencedor. Foi o único a apresentar proposta e teve a validação da documentação.
Na disputa pelo lote quatro (zona sul, atualmente atendida pelo consórcio STS), a Stadtbus voltou a ser desclassificada. A empresa apresentou proposta de tarifa acima do estipulado pela prefeitura. O consórcio Sul também foi o vencedor.
Diagnóstico mostra que 51% dos municípios operam transporte sem contrato
Veja as cidades da Região Metropolitana que têm os ônibus mais velhos
No lote 5 (zonas leste e sudeste, atualmente atendidas pelo consórcio Unibus), a Vialeste (consórcio formado pelas empresas VAP, Estoril e Presidente Vargas, parte do atual consórcio Unibus) foi a primeira colocada. A Stadtbus foi desclassificada também teve problemas com a documentação, segundo a Comissão de Licitação.
Por fim, no último lote, o seis (zonas leste e sudeste, atualmente atendidas pelo consórcio Unibus), o Sudeste (consórcio formado pelas empresas Sudeste e Gazometro, parte do atual consórcio Unibus) foi o vencedor. Foi o único a anunciar proposta.
Edital prevê tarifas mais altas em Porto Alegre e novo reajuste em julho
Prefeitura publica novo edital da licitação do sistema de ônibus da Capital
Agora, a Stadtbus tem prazo para protocolar os recursos se sentir prejudicada pela decisão que a retirou da licitação. Se novamente suas argumentações forem negadas, e não havendo disputa judicial, haverá a abertura do segundo envelope, que será avaliada a parte técnica. Somente depois ocorre a assinatura dos contratos.
As empresas e consórcios terão 180 dias para iniciar as operações, o que deve ocorrer ao longo de 2016.
As propostas foram conhecidas no dia 06 de julho. Cinco grupos apresentaram interesse na operação do sistema de transporte público de Porto Alegre. Entre os concorrentes, quatro consórcios são formados por empresas que já atuam no transporte da Capital.
A companhia StadtBus, única novidade na apresentação de propostas, concorreu sozinha. Antes da abertura dos envelopes, a Stadtbus, de Santa Cruz do Sul, ingressou com pedido de liminar para barrar o processo. Porém, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça garantiu o prosseguimento da concorrência. Essa é a terceira tentativa de buscar empresas interessadas, já que as duas licitações anteriores terminaram desertas.
* Rádio Gaúcha