O Guaíba chegou a um nível tão alto nesta quarta-feira por causa das chuvas das últimas duas semanas e do recebimento da água que desce dos afluentes - em áreas também atingidas por chuvaradas - que o escoamento pluvial está prejudicado em parte de Porto Alegre. O efeito imediato é o alagamento da Rua Voluntários da Pátria, verificado na tarde desta quarta-feira.
A água que está nas redes não consegue chegar ao Guaíba e empaca na canalização, segundo o diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais, Tarso Boelter. Por isso, o excesso acaba extravasando.
- A água escoada chega e fica parada. Enquanto o Guaíba não baixar, terá esse problema - reforçou.
O motorista de caminhão Luiz Fernando Estevão, 50 anos, havia passado pela Voluntários pela manhã, quando havia somente algumas poças. Na volta de uma entrega, às 17h30min, percebeu o alagamento.
- Na esquina com a João Inácio tem uma borracharia em que a água já estava entrando. Perto da nova ponte do Guaíba também, a água está subindo - alertou.
O nível do Guaíba chegou a 2,56 metros - valor anotado no começo da madrugada desta quinta-feira, na régua do Cais Mauá (onde são feitas historicamente as leituras) - além do nível de alerta, que é de dois metros. Conforme o sistema Metroclima, esta é a maior cheia dos últimos 30 anos. Em junho de 1984, a medição apontou 2,60 metros.
Foto: Luiz Fernando Estevão, arquivo pessoal