*Zero Hora
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Porto Alegre decidiu adiar as obras para evitar alagamentos no Túnel da Conceição, que tinham previsão de começar sábado. No dia 18, por causa das chuvas, o túnel ficou totalmente bloqueado para o tráfego de carros no sentido bairro-Centro por cerca de oito horas.
- Somente após o resultado das sondagens, do levantamento topográfico e da desobstrução com equipamentos potentes, o DEP poderá montar um novo plano de obras e um novo cronograma - explica o diretor-geral do DEP, Tarso Boelter, destacando que é necessário cautela e segurança para realizar uma intervenção complexa e com impacto significativo na área central da cidade.
Durante avaliações preliminares, surgiu a possibilidade de existência de obstáculos no traçado da nova rede pluvial a ser executada. Em caso de confirmação, a abrangência e o prazo da obra serão afetados.
Uma equipe já começou a desobstrução dos pontos de captação de águas pluviais do túnel nesta quinta-feira, e a determinação é esgotar as possibilidades para cessar os alagamentos na via, antes de iniciar uma obra de grande porte, com escavações e paralisação do tráfego de veículos.
Paralelamente à desobstrução, o DEP realizará sondagens geotécnicas (caracterização do subsolo existente) e finalização da topografia. Essas etapas são necessárias para um diagnóstico da obra a ser realizada e o planejamento do cronograma. No trabalho de limpeza, é utilizado caminhão hidrojato com alta pressão e caminhão-vácuo (equipamento com sugador potente), com capacidade de extrair materiais como caliça e pedras que possam estar obstruindo as redes de drenagem do túnel.
A equipe técnica do DEP manterá plantão nos dias de chuva, para possíveis intervenções no túnel com caminhão-vácuo, para sucção das águas excedentes e desobstruções paliativas.
Leia as últimas notícias do dia