Os moradores da Vila IAPI, no Bairro Passo D'Areia, na Zona Norte de Porto Alegre, têm motivos para comemorar. Na manhã desta quarta-feira, funcionários do DMLU fizeram a capina do trecho ainda abandonado da Rua Vacaqua, que serve de passagem de pedestres entre a Rua Toroquá e a Rua Vicente Pallotti.
Segundo vizinhos do beco, a área não era limpa há três anos. A assessoria de imprensa do DMLU, porém, informou que o trabalho de capina realizado hoje é feito a cada 90 dias em todas as ruas do bairro. E a varrição é feita a cada 15 dias.
Na segunda-feira passada, o Diário Gaúcho mostrou a história do outro trecho do beco, de 80m, revitalizado pelos próprios moradores. Depois de ser uma área de descarte irregular de lixo, o trecho ganhou jardim e pavimentação entre a Avenida Assis Brasil e a Rua Vicente Palloti.
União de moradores do IAPI transforma beco do lixo em área repleta de flores
Segundo o rodoviário Julio Cezar de Oliveira, 45 anos, morador há 35 anos do entorno, a passagem deixou de ser usada por pedestres por conta da quantidade de lixo descartada na área por gente de outras partes. No ano passado, vizinhos formaram uma comissão para mudar aquela realidade. Depois de reuniões entre moradores e prefeitura, optou-se pelo asfaltamento da rua e redução do canteiro que se tornaria um jardim. Interessados na melhoria do espaço, vizinhos arrecadaram entre si R$ 570 aplicados na compra de flores e pagamento da capina do espaço de terra.
- Mesmo com a capina do trecho ainda não ajardinado, os moradores continuarão com o mutirão para revitalizá-lo também. Como sobrou dinheiro da primeira arrecadação, as flores já estão garantidas - afirma Julio Cezar.
Confira todas as notícias do jornal
Curta a página do jornal no Facebook
Limpeza Urbana
DMLU limpa beco do IAPI que teve um dos trechos restaurado por moradores
Trecho da Rua Vacaqua foi tema de reportagem do Diário Gaúcho nesta semana
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: