
Após confronto com a Brigada Militar e perseguição por ruas da Zona Norte de Porto Alegre, dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido na tarde desta quinta-feira. Antes, eles haviam tentado roubar um veículo, e brigadianos à paisana os surpreenderam. Um criminoso conseguiu fugir.
A ocorrência teve início por volta das 15h, quando o grupo tentou levar a caminhonete de uma mulher na esquina das vias Roque Calage e Sapê, no Bairro Passo D'Areia. Dois PMs que chegavam para o trabalho no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que fica nas proximidades, interviram e trocaram tiros com os bandidos. O quarteto fugiu em um Corsa.
- A vítima não teve ferimentos, e o carro dela não foi levado - relata o capitão José Luiz Krause, oficial de serviço da corporação.
Durante a fuga, os criminosos chegaram a atirar em direção à viatura. Quando passavam pela Rua Antônio Carlos Berta, ao lado do Iguatemi, colidiram o Corsa com outro veículo e foram pegos pelos PMs - dois no local e um, que havia conseguido escapar, dentro do shopping. Os detidos foram identificados como Fabio Flores Pereira, de idade não confirmada, e Carlos Miguel da Silva Pacheco, 18 anos. O adolescente apreendido tem 17 anos.
O quarto homem fugiu e roubou um Fox na Avenida Tulio de Rose. O senhor de 77 anos que teve o carro levado conta que havia estacionado para a mulher, de 71 anos, e a sogra, de 97, irem ao shopping. Neste meio tempo, foi abordado.
- O cara abriu a porta e mandou eu sair. Eu empurrei ele, e minha mulher o segurou por trás. Mas ele colocou o revólver no pescoço dela - afirma.
Foto: Júlio Cordeiro/Agência RBS

A arquiteta Bibiana Menegaz diz que, no estacionamento do shopping, muita gente não sabia o que fazer:
- Eu estava com minha mãe e meu sobrinho no estacionamento, tirando o carrinho de bebê do carro, quando ouvimos uma batida. Daí começaram os tiros. Teve gente que se atirou no chão, vários idosos e crianças não sabiam para onde correr.
Na troca de tiros, ninguém ficou ferido. O adolescente foi encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). Os dois homens foram levados à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).