Avançando a passos lentos, o programa municipal que prevê a restrição gradativa de carroças em Porto Alegre chega à sua fase mais crítica na próxima segunda-feira. A partir do dia 6 de abril, o Somos Todos Porto Alegre começa o período de conscientização de carroceiros e carrinheiros em 18 bairros da área central e cinco da zona do Humaitá e Navegantes.
Esta é considerada a etapa mais sensível do projeto por atingir áreas muito movimentadas e consideradas lucrativas em um contexto de catadores que são socialmente mais vulneráveis que em outras regiões.
Carroceiros estão proibidos de circular em 31 bairros de Porto Alegre
- No Centro, boa parte dos futuros beneficiários possuem alta vulnerabilidade social ou dependência química e sobrevivem através da catação. Por isso, o trabalho de inclusão social e profissional dessas pessoas será prioridade - explica o secretário municipal de Governança local, Cesar Busatto.
Futuro de incertezas para os carroceiros
Devagar, quase parando
Um grupo de 22 profissionais da área de assistência social fará o mapeamento e o cadastramento dos condutores. O objetivo é encaminhá-los para cursos de profissionalização e, posteriormente, inseri-los no mercado de trabalho formal.
Prefeitura da Capital a trote de lesma com Lei dos Carroceiros
Regulamentada desde 2010, a lei pretende oferecer novas oportunidades a carrinheiros e carroceiros ao mesmo tempo em que restringe sua circulação nas ruas da Capital. Até 2016, a chamada "busca ativa" pretende atingir 4 mil pessoas, entre catadores e familiares.
Lei das Carroças está empacada em Porto Alegre
Na prática, porém, a implementação das etapas caminha a passos lentos e encontra barreiras no seu público-alvo. Nas Zonas 1 (Centro-Sul, Glória, Cruzeiro, Cristal, Lomba do Pinheiro e Partenon) e 2 (Noroeste, Leste, Norte, Eixo Baltazar e Nordeste), onde as ações iniciaram em 2013, somente 157 pessoas entregaram carrinhos, carroças e cavalos e 760 participaram de cursos.
Das cinco Unidades de Triagem previstas para absorver a mão de obra dos carroceiros, uma está pronta e outra em fase de conclusão. As três restantes têm previsão de conclusão até 2016 (veja quadro abaixo). Entre os beneficiários do programa, há histórias de quem conseguiu ingressar no mercado de trabalho e de quem ainda teme um futuro incerto.
Para Vanderlei, foi oportunidade de mudança de vida
Depois de passar 22 anos carregando cargas que chegavam a 400kg, Vanderlei Gregório, 59 anos, tirou o peso das costas e passou a trabalhar, há oito meses, em uma Usina de Triagem. Para o pai de 14 filhos - dos quais a maioria foi ou ainda é carrinheiro - não foi fácil largar a atividade que sempre sustentou a família.
Ficou temeroso durante processo de transição - por onde passou por cursos de cidadania, direitos, deveres e profissionalização - mas garante que não se arrepende.
Hoje cumpre regras e horários, é um dos responsáveis por abrir e fechar a usina, na Rua Paraíba, no Bairro Floresta, e conta com salário fixo no fim do mês.
Porto Alegre
Restrições a circulação de carroceiros chegam a 23 bairros a partir de segunda-feira
Projeto de restrição gradativa da circulação de carroças na Capital chegará a área central e as regiões do Humaitá e Navegantes. Porém, para muitos, mudar de vida e largar a atividade ainda é um desafio
Jeniffer Gularte
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