Endereço tradicional ao ar livre, na área central de Porto Alegre, onde as famílias se reúnem para preparar o churrasco de domingo, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) está ficando pequeno para a quantidade de gente que procura o espaço. O indicativo é o número insuficiente de churrasqueiras.
- Tem poucas churrasqueiras, falta infraestrutura - pondera a gestora de recursos humanos Janice Gusmão, 49 anos, que saiu ontem de Gravataí com a família para fazer churrasco no Harmonia.
Quando chegaram ao parque, por volta das 11h, Janice, o esposo, o transportador escolar Jerri Santos, 47 anos, um amigo da família e os dois netos Bernardo, oito anos, e Júlia, nove anos, já não encontraram churrasqueiras disponíveis. Por conta da gentileza de uma outra família que estava próxima, eles dividiram uma churrasqueira improvisada.
Em churrascos, pessoas comem três vezes mais do que em refeições normais
- Catei uns tijolos e fiz uma churrasqueira. Aqui está precário, tem poucas churrasqueiras e também faltam torneiras. A gente tem que ser solidário, dividir. Eu esqueci do sal e pedi emprestado de um vizinho aqui no parque - conta o vigilante Marco Antônio Vidal da Costa, 40 anos, morador da Avenida Antônio de Carvalho.
Celina chegou cedinho para não ficar sem quiosque
O relógio se aproximava das 7h quando a auxiliar de serviços gerais Celina dos Santos, 64 anos, chegou ontem ao Harmonia. O churrasco da família só seria servido cinco horas mais tarde, mas a antecedência tinha uma razão: garantir um dos quiosques cobertos.
Leia outras notícias do dia
- Acordei às 4h30min e fiz um mate. Preparamos tudo e saímos de casa às 6h40min. Quando chegamos, só tinha mais um senhor por aqui. Se não for assim, não conseguimos o quiosque - contou a moradora do Bairro Santa Tereza, enquanto comandava os espetos.
Há 20 anos, o ritual é o mesmo: comprar a carne no sábado à tarde, cozinhar as batatas para a salada e levantar cedinho no domingo para pegar um táxi com a família e ter a tranquilidade de fazer o almoço sob uma estrutura coberta. Só uma doença na família para mudar os planos.
- Aqui o clima é bom, o ar é puro, ficamos conversando. Mas tem que melhorar a limpeza. Antes, tinha tonel para colocar o lixo, agora tiraram. A churrasqueira é nova, mas acho um pouco estreita - conta a auxiliar de serviços gerais, que estava acompanhada do esposo Darci Farias Correa, 71 anos, da filha, a servente de limpeza Rosa Maria dos Santos Correa, 44 anos, e do netinho Pedro Ernesto, oito anos.
Pessoal do Sarandi levou churrasqueira
Na primeira visita ao Harmonia, a família da gerente comercial Adriana Flausino, 40 anos, do Bairro Sarandi, não se apertou. Isso porque o galeto para 14 pessoas foi assado na churrasqueira que o pai dela, o instalador Luiz Carlos Flausino, 65 anos, levou para o parque.
- Aqui é uma boa opção para o domingo, dá para recarregar as energias e começar bem a semana. Agora vamos vir sempre - avalia Luiz.
Adriana conta que, quando o grupo chegou, por volta das 10h, as churrasqueiras cobertas já estavam ocupadas, mas ainda havia outras disponíveis.
- É bom para as crianças brincarem, é muito tranquilo. O nome Harmonia está certo porque é harmônico mesmo - observa Adriana, que pretendia ficar até o show que estava previsto para a tarde no Anfiteatro Pôr-do-Sol.
Melhorias encaminhadas
O supervisor de Praças e Parques da Smam, Léo Bulling afirma que o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho é o único da Capital que oferece condições de as famílias prepararem churrasco no local. Ao todo, atualmente, há 35 churrasqueiras disponíveis. Ele reconhece que, em função da procura pelo local pelas famílias, o número de churrasqueiras é insuficiente.
- Vou conversar com o gerente do parque para ver se há condições de colocarmos mais churrasqueiras - afirma, citando que as churrasqueiras foram refeitas no ano passado, pelo MTG, em função do Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa do Mundo.
Em relação ao lixo, o supervisor esclarece que o DMLU costuma deixar um contêiner no local para descarte de lixo, mas afirma que é possível a instalação de tonéis para atender à solicitação dos frequentadores.
- Vamos incrementar, é possível melhorar a estrutura - finaliza Léo, acrescentando que há projeto de construção de uma sede da Smam dentro do Harmonia.
Saiba mais
- O parque fica na Avenida José Loureiro da Silva, 255. Foi inaugurado em 1981.
- Situado entre a Ponta da Cadeia e a margem direita do Arroio Dilúvio, foi inicialmente chamado de Porto dos Casais e depois passou a denominar-se Parque da Harmonia. Em 25 de março de 1987, passou a chamar-se Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
- Tem 65 hectares.
- No local, acontecem todos os anos o Acampamento Farroupilha, no mês de setembro, e, em março, o Rodeio de Porto Alegre.
- Durante o ano, é opção de lazer para quem quer utilizar as churrasqueiras aos finais de semana.
Curta nossa página no Facebook
Porto Alegre
BLITZ DG: Faltam churrasqueiras para tantos espetos no Parque Harmonia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: