A Vigilância Sanitária apreendeu e inutilizou 42 quilos e 40 litros de alimentos do Food Truck Festival, evento realizado no BarraShopping Sul no último fim de semana em Porto Alegre.
Segundo a equipe que realizou a ação, foram apreendidos alimentos irregulares da creperia Le Classique, cafeteria e lanches Delicafé, lanches Espírito Radical e lanches Tuca Truck. Os principais problemas estavam relacionados à armazenagem, em temperatura inadequada ou com os alimentos mal acondicionados, mas também havia produtos sem indicação de procedência e sem identificação das datas de produção e validade.
A Vigilância Sanitária verificou, ainda, o transporte irregular de alimentos perecíveis até o local, realizado em veículo próprio do responsável por um dos trucks. O uso de uniforme inadequado, a ausência de sabonete líquido inodoro e antisséptico e a ausência de termômetro para aferição da temperatura dos alimentos foram outros problemas encontrados.
Eventos de gastronomia a céu aberto se multiplicam em Porto Alegre
Food trucks terão legislação específica
Nos veículos que não tiveram alimentos apreendidos, conforme a Vigilância, outras irregularidades foram encontradas, como utensílios gastos pelo uso. Eles foram descartados e substituídos de imediato.
Procurado pela reportagem, o BarraShoppingSul informou, em nota, que "permitiu a participação no Food Truck Festival somente dos caminhões vistoriados pela Vigilância Sanitária e com Operação Autorizada pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic)".
Segundo o Barra, os veículos autuados atenderam às solicitações da Vigilância Sanitária e foram liberados para atuar no evento. O shopping disse, ainda, apoiar a ação, justificando "que ofereceu mais segurança para o público que participou do festival".
*ZERO HORA