A construção de uma passagem subterrânea para eliminar o cruzamento da Rua Anita Garibaldi com a Terceira Perimetral começou em janeiro de 2013, em Porto Alegre, mas ainda não tem data garantida para terminar.
O destino da obra, que faz parte do plano de mobilidade urbana elaborado originalmente para a Copa do Mundo de 2014, depende do que ocorrer após a rescisão do contrato entre a prefeitura e a construtora Sultepa. Se as empresas classificadas em segundo e terceiro lugares na licitação original se recusarem a continuar o trabalho pelos valores previstos, será necessário realizar outra concorrência.
Segundo o coordenador técnico das obras de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Gestão, Rogério Baú, o município tomou a decisão de rescindir o contrato com a Sultepa devido à lentidão do trabalho. Isso deve ser formalizado até o início da semana que vem. Depois disso, seriam necessárias mais algumas semanas para verificar se a segunda colocada na concorrência, a Toniolo Busnello, ou terceira, a Tradição, aceitam assumir a construção da trincheira.
Os problemas começaram quando foi localizada uma rocha no subsolo, ainda em 2013, que exigiu um aditivo ao contrato original para sua remoção e encareceu a escavação em quase R$ 4 milhões.
- A empresa considerou que os preços para o desmonte da rocha ficaram inapropriados, e isso teve como consequência a redução na velocidade da obra. Chegou a um ponto em que a prefeitura não concordou mais com esse ritmo, porque tem impacto sobre a comunidade - afirma Baú.
A Sultepa se queixa de dificuldades financeiras e de uma redução de quase R$ 20 milhões nos repasses do município por serviços realizados na Anita e no entorno do Beira-Rio após uma revisão dos contratos. Em razão dessas dificuldades, outros serviços tocados com participação da construtora chegaram a ficar ameaçados, como a implantação dos corredores de ônibus BRT na Protásio Alves e na Bento Gonçalves e o viaduto da Bento. Porém, como a construtora é sócia minoritária nos consórcios que venceram as licitações dos BRTs e do viaduto, as demais empresas associadas decidiram seguir trabalhando.
- A decisão dos consórcios foi tocar as obras. Mas hoje não tem empresa de engenharia pesada que não esteja passando por dificuldades - argumenta o presidente da Sultepa, Ricardo Portella.
Se não for necessária outra licitação, a passagem na Anita - que estava 42% concluída em fevereiro - poderia ser entregue até o final de 2015. Caso contrário, ficará para o ano seguinte.
ANDAMENTO DAS OBRAS
Confira a previsão de término de melhorias de mobilidade previstas originalmente para a Copa (valores atualizados até fevereiro)
CONCLUÍDAS
Viaduto da Pinheiro Borda
Custo previsto: R$ 26 milhões
Duração: agosto/2012 a maio/2014
Viaduto da rodoviária
Custo previsto: R$ 19,8 milhões
Duração: agosto/2012 a maio/2014
BRT da Av. Padre Cacique
Custo previsto: R$ 24,8 milhões
Duração: março/2013 a maio/2014
Duplicação da Av. Edvaldo Pereira Paiva
Custo previsto: R$ 119 milhões (inclui Padre Cacique e viaduto)
Duração: julho/2010 a maio/2014
CONCLUSÃO EM 2015
BRT da Protásio Alves
Custo previsto: R$ 16,6 milhões
Início da obra: março/2012
BRT da Bento Gonçalves
Custo previsto: R$ 10,8 milhões
Início da obra: março/2012
BRT João pessoa
Custo previsto: R$ 5 milhões
Início da obra: setembro/2012
Viaduto da Bento Gonçalves
Custo previsto: R$ 69,6 milhões
Início da obra: agosto/2012
Trincheira da Av. Cristóvão Colombo
Custo previsto: R$ 12,5 milhões
Início da obra: março/2013
CONCLUSÃO EM 2016
Viaduto da Plínio
Custo previsto: R$ 31 milhões
Início da obra: ainda não começou
Trincheira da Ceará
Custo previsto: R$ 31,2 milhões
Início da obra: dezembro/2012
Duplicação da Voluntários da Pátria*
Custo previsto: R$ 95,3 milhões
Início da obra: agosto/2012
Duplicação da Av. Tronco
Custo previsto: R$ 156 milhões
Início da obra: maio/2012
Prolongamento da Severo Dullius
Custo previsto: R$ 83 milhões
Início da obra: setembro/2011
INDEFINIDA
Trincheira da Anita
Custo previsto: R$ 9,8 milhões
Início da obra: janeiro/2013
*O trecho 1, entre a Conceição e a Ramiro, deve ser liberado ainda este ano