A Secretaria de Saúde de Porto Alegre confirmou o primeiro caso de dengue autóctone (contraído dentro do próprio território) de 2015 na capital gaúcha. A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) emitiu o primeiro Alerta Epidemiológico para dengue nesta segunda-feira. O paciente, morador do bairro Ipanema, começou a sentir os sintomas em 21 de fevereiro.
Dengue: número de casos diminui no Rio Grande do Sul em 2014
Número de casos de dengue sobe 57,2% no país
Além deste caso autóctone, mais três casos importados de dengue foram confirmados na última sexta-feira na cidade. Dois pacientes são do Estado de Goiás e estão em visita a Porto Alegre. A outra paciente é moradora do litoral norte gaúcho, mas passou por Porto Alegre, no bairro Sarandi. Ao total, foram confirmados seis casos importados de dengue em Porto Alegre neste ano.
Para diminuir o risco de transmissão do vírus, três Bloqueios de Transmissão (aplicação de inseticida) serão realizados pela CGVS nesta semana. Nesta segunda-feira pela manhã, no bairro Ipanema. Na terça-feira, no bairro Santa Teresa e, na quarta-feira, no bairro Sarandi. Em Ipanema e Santa Teresa, a aplicação será em um raio de 150 metros da residência dos pacientes. No Sarandi, em um raio de 50 metros.
Suspeita de vírus "primo da dengue" provoca bloqueio no Partenon
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Veja o perímetro de aplicação do inseticida na segunda-feira, no bairro Ipanema:
- Rua Xavier da Costa (entre Rua Dona Elvira e Rua Érico Peixoto)
- Rua Torres
- Rua Déa Coufal (entre rua Torres e 200 metros após a Rua Xavier da Costa)
- Rua Tenente-Coronel Mário Doernte
- Rua Érico Peixoto
- Rua Leblon (entre Rua Torres e rua Xavier da Costa)
Casos autóctones de dengue ocorreram nos anos de 2010 e 2011, 2013 e 2014 em Porto Alegre. Em 2012 não houve transmissão autóctone (apenas casos importados).