Um princípio de incêndio assustou quem passava pelo Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na Avenida Sertório, em Porto Alegre, no início da tarde desta terça-feira. Um dia após o feriado da santa que dá nome à igreja, o fogo das velas depositadas por fiéis acabou se alastrando pela parede do prédio e teve de ser contido pelos bombeiros. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o princípio de incêndio foi controlado primeiramente por transeuntes e policiais militares.
Cerca de 90 mil pessoas participam das festividades à Nossa Senhora dos Navegantes
Leia as últimas notícias de Zero Hora
- Eu estava descansando dentro do meu caminhão, quando vi uma bola de fogo subir uns quatro metros. Foi tudo muito rápido e, quando a gente viu, não apagava mais. A parte principal foi controlada por umas dez pessoas, inclusive eu, e mais dois policiais. Depois de uns 10 minutos, os bombeiros chegaram e fizeram a parte final - conta Idalgo Lovato, dono de um guincho.
Juarez Vasques, diretor do complexo Navegantes, conjunto de prédios que inclui o santuário, diz que a presença dos brigadianos na região desde ontem ajudou a minimizar os danos.
- As pessoas querem queimar vela o tempo inteiro, então nós temos uma área especial para isso na parte externa do santuário. O fogo das velas se juntou e acabou se alastrando. A sorte é que nós estávamos com dois soldados da Brigada, por causa da festa de ontem, e tínhamos todo o equipamento de prevenção de incêndio. Queimou a parede, mas não houve nenhum dano maior. Única coisa que aconteceu é que vamos ter que repintar a parede.
*Zero Hora