Um pinheiro de cerca de 12 metros de altura caiu sobre um prédio na Rua Barbedo, no bairro Menino Deus, na Capital, na tarde desta quarta-feira. Segundo os bombeiros, a árvore, que estava consumida por cupins, rachou com a força do vento e atingiu a sacada de um apartamento do terceiro andar. Ninguém ficou ferido.
- Foi um estrondo horroroso, parecia que o mundo estava caindo - conta a dona de casa Gleci Chemello, 64 anos, que estava em seu apartamento, no térreo, quando o pinheiro caiu sobre o edifício.
Após pichações, Monumento ao Expedicionário começa a ser recuperado
Avenida Praia de Belas terá sentido único a partir desta quarta-feira
Segundo ela, os condôminos já haviam requisitado a remoção do pinheiro, com medo de uma possível queda, há cerca de três anos, mas tiveram o pedido negado pela prefeitura. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informou que, pelo menos desde 2008, não há registro de processo ou pedido de corte pelo 156.
Ainda de acordo com Gleci, uma outra árvore, que também estaria podre, chegou a ser podada por agentes municipais, mas o tronco, que foi deixado no pátio, acabou caindo há dois anos sem atingir ninguém. A Smam esclarece que não faz cortes dentro de terrenos privados, apenas emite autorização.
- Por fora, ela parecia sã. Mas, por dentro, estava podre, porque os cupins a comeram - avaliou a capitã do Corpo de Bombeiros, Biane Rodrigues.
Acionados por volta das 17h15min, os bombeiros isolaram o prédio e iniciaram o trabalho de remoção pela poda do topo do pinheiro. Após, iriam cortar o tronco até a parte que atingiu o prédio. O último passo seria derrubar o restante da árvore em direção ao corredor que separa o edifício atingido e o vizinho.
- Graças a Deus não estávamos em casa. Moro com minha mulher e dois filhos (de dois e sete anos). Ainda não sei o que foi atingido, espero que nada, porque não pude entrar em casa - conta o dono do apartamento atingido, o empresário Ricardo Darde, 37 anos.
Segundo ele, o pinheiro bateu na sacada, que foi fechada para aumentar o espaço onde fica a sala.
Leia as últimas notícias de Zero Hora