Já em pleno verão, das sete piscinas públicas da Capital, três seguem fechadas, sendo uma sem previsão de reabertura. A situação é mais grave no Centro de Comunidade Vila Elisabeth (Cecove), no Bairro Sarandi, onde uma série de falhas e imprevistos impede o lazer aquático. Além da demora em dar início a obras de manutenção - uma licitação para reforma foi aberta somente em 12 de dezembro, a poucos dias do início do verão - a casa de máquinas foi atingida por um temporal e, para complicar, vândalos entupiram o ralo da piscina com roupas, o que inviabiliza o uso.
Outras duas piscinas públicas devem começar a funcionar a partir da segunda metade do mês. O gerente geral da Secretaria Municipal de Esportes (SME), Roberto Antônio Wagner, informa que as casas de máquinas do Centro de Comunidade George Black (Cegeb), no Bairro Medianeira, e a Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Cavalhada, já estão sendo reformadas pela empresa que ganhou a licitação.
- É a mesma empresa que cuida dos três centros, mas neste (Cecove) estamos analisando com o Dep como vamos resolver isso - afirma Roberto.
Sem lazer para a família
A diarista Lucinda Cardoso, 42 anos, lamenta por não poder usar as piscinas que já foram ponto de diversão da família.
- Há cerca de 20 anos venho aqui e é ótimo. A água é bem limpa e fazem exame médico - lembra.
Se já estivesse aberto, a moradora do Bairro Sarandi, que mora a 15 minutos a pé do Cecove, traria os cinco filhos, que tem entre sete e 13 anos, para aproveitar a água:
- Hoje, meu descanso favorito é na praia do Lami, mas é longe. Aqui, seria mais fácil.
Terra de ninguém
No Cegeb e Cecopam está sendo feito pintura, retirada das fissuras da piscina, reforma dos motores e troca de areia. Para as sete piscinas públicas da Capital, ainda está sendo definida a empresa que fará o tratamento diário da água e o controle de cloro. Por enquanto, o serviço é feito por servidores da Secretaria Municipal de Esportes.
Também deve começar a atuar nos próximos dias a empresa contratada para fazer a segurança das unidades à tarde e à noite.
- À noite, o Cecove, vira terra de ninguém. No ano passado, chegaram a jogar um segurança dentro da piscina - comenta Roberto.
Como ter acesso às piscinas
- Para fazer a carteirinha de acesso o cidadão deve levar ao centro comunitário uma foto 3x4, identidade e comprovante de residência. Os menores de 15 anos têm que estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
- Uma oficina de saúde, onde são oferecidas instruções de comportamento e higiene, com cerca de 20 minutos, é ministrada a todos os usuários antes de começarem a frequentar as piscinas.
- Nas piscinas não é permitido o uso de calção ou maiô branco, bronzeador, piercings, brincos e correntes. Também não é permitido lanchar à beira da piscina.
A situação atual
Piscinas abertas
Ceprima - Bairro Santa Maria Goretti
Cecores - Bairro Restinga
Cevi - Vila Ingá
Cecoflor - Vila Floresta
Devem abrir na segunda metade do mês
Cegeb - Bairro Medianeira
Cecopam - Bairro Cavalhada
Sem previsão de abertura
Cecove - Bairro Sarandi
>>> Leia mais notícias no Diário Gaúcho