De férias no mês de janeiro, as Escolas de Municipais de Educação Infantil (Emei) de Porto Alegre reabrem em 9 de fevereiro, atendendo mais de 5 mil alunos em 41 unidades. Até lá, pais que trabalham neste período precisam encontrar outras alternativas para deixar os filhos. No caso do pedreiro Willian Gomes de André, 24 anos, foi preciso mexer no bolso. Por mês, paga R$ 350 para uma babá cuidar dos gêmeos Kauã e Kaynã, de quatro anos.
Alunos da Emei Cavalhada, os meninos estão desde antes do Natal em casa:
- É um gasto a mais, sem contar que, na escola, eles se divertem mais, têm atenção dos professores. Os meninos sentem falta dos coleguinhas. Eles gostam de estar lá e o espaço físico é bem maior.
Saudade dos coleguinhas
Além do pagamento da babá, há o gasto extra com todas as refeições e lanches que as crianças recebiam na escolinha. Willian divide as despesas com a mãe dos meninos. Kauã e Kaynã vão desde o primeiro aninho na Emei Cavalhada e, a cada janeiro, os pais precisam encontrar uma saída para o período de recesso.
- Hoje mesmo (na sexta-feira passada), o Kaynã estava perguntando quando iria voltar para a escola. Eles sentem falta de conviver com os colegas - comenta Willian.
Smed estimula convivência familiar
A coordenadora adjunta da Educação Infantil da Smed, Maria Claudia Bombassaro, afirma que as férias coletivas das Emeis são fundamentais para as escolas se organizarem, fazerem a manutenção, limpeza de caixa d'água, dedetização e pintura. Segundo ela, as escolas estimulam os pais que trabalham em janeiro a deixarem as crianças aos cuidados de familiares.
- As férias proporcionam maior convivência da criança com a família, não só os pais, mas avós, tios, primos, uma convivência saudável que ao longo do ano fica meio restrita. Nesse sentido, este período longe da escola se justifica. Há uma necessidade de convivência com a família - avalia.
As aulas recomeçarão no dia 9 de fevereiro para alunos que já frequentam as escolas. Alunos novos ingressarão nas Emeis somente em 4 de março. Embora não estejam recebendo as crianças, as escolas atendem em regime de plantão, com o diretor ou o vice-diretor. Ao longo do ano, as Emeis funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
>>> Leia outras notícias no Diário Gaúcho