Pela segunda vez em cinco dias, um incêndio atingiu a lanchonete República do Rango, na esquina da Rua da República com a Lima e Silva, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas por volta do meio-dia, após funcionários terem feito o primeiro combate. A lanchonete foi interditada pelo Corpo de Bombeiros.
As chamas teriam se iniciado no mezanino do estabelecimento - onde ficam o depósito de alimentos e o vestiário dos funcionários -, mas ainda não se sabe o que provocou o fogo. Cerca de 15 trabalhadores deixaram o local e aguardavam o trabalho dos bombeiros nas proximidades da lanchonete. Assustados com a fumaça provocada pelo incêndio, moradores dos andares acima da República do Rango também evacuaram os apartamentos.
Incêndio atingiu o segundo piso do estabelecimento
Foto: Caco Konzen / Especial
A lanchonete havia aberto ao público às 11h30min desta quinta-feira e, no momento em que as chamas começaram, dois clientes estavam no local. De acordo com o gerente do estabelecimento, que preferiu não se identificar, a casa reabriu as portas na terça-feira após o incêndio de sábado.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
No sábado, os bombeiros entregaram uma advertência ao síndico do prédio onde fica o estabelecimento para que o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), que é de toda a construção, fosse regularizado. O edifício havia pedido anteriormente uma inspeção à corporação - que enviou uma notificação solicitando correções. Até o incêndio do final de semana, uma nova inspeção ainda não havia sido pedida, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre, tenente-coronel Adriano Krukoski.
- Agora, o local foi parcialmente interditado devido ao risco iminente de incêndio - disse Krukoski, referindo-se à lanchonete.
Devido à necessidade de se cortar a energia elétrica durante o controle das chamas, estabelecimentos vizinhos, como o Pastel com Borda e o Papa Lanches, também tiveram de fechar as portas nesta manhã.
* Zero Hora