Em um mês de operação, mais de 16 mil passageiros já utilizaram o píer do Bairro Cristal para embarque na linha do catamarã no local. Cerca de 70% das viagens correspondem ao deslocamento entre Guaíba e Porto Alegre, e o restante ao transporte urbano entre a zona sul e o Centro da Capital. Segundo o diretor de Operações da CatSul, Carlos Bernot, os números superaram a expectativa inicial da empresa.
“Nos surpreende por se tratar de uma época em que a cidade tem menos movimento. A cada dia, notamos um número crescente de usuários. No último final de semana, alcançamos 1,6 mil passageiros, e na semana passamos de 300 para 400 usuários por dia. O trabalhador está percebendo que economiza mais de uma hora no seu dia”, afirmou em entrevista, nesta quarta-feira (28), ao programa Gaúcha Atualidade.
Em razão da alta procura, novos horários passaram a ser oferecidos aos passageiros ainda no início de janeiro. Hoje são 12 até Guaíba e 13 no sentido contrário. Com a implantação do novo píer, a estimativa é de que no primeiro mês do ano, a empresa faça o transporte de mais de 100 mil passageiros, um incremento de cerca de 15%.
Depois de anos se deslocando de carro entre Guaíba a Porto Alegre, a educadora física Renata Arbo agora vai ao trabalho, na zona sul, de Catamarã.
“Eu levava quase uma hora para vir até aqui e agora faço o trajeto em 12 minutos. A única reclamação é de que o píer é um pouco pequeno, então no final de semana fica muito cheio e em dias de chuva complica”, afirma.
Moradora da zona sul, Eliana Santana também largou o carro e vai de Catamarã visitar a mãe, em Guaíba. “Eu ganho pelo menos 50 min no meu dia. Ficou muito prático”, destaca.
Uma das reclamações de Eliana e de outros usuários do transporte é a falta de estacionamento no píer da zona sul, que acaba obrigando os motoristas a estacionar no BarraShopping Sul, encarecendo ainda mais a viagem. O diretor garante que esteve reunido com a direção do shopping, que ainda avalia a possibilidade de redução de custo para passageiros.
Sobre a implantação de novas linhas intermunicipais e a extensão do serviço para outras regiões de Porto Alegre, o diretor garante que a Metroplan e EPTC já realizam estudos e devem lançar novas licitações ainda neste ano.
A Catsul já opera o serviço há três anos e três meses. Neste período, 2,7 milhões de pessoas já foram transportadas e a expectativa é de que 15 mil veículos tenham deixado de circular por mês.
A linha do Catamarã de Porto Alegre (Cais Mauá-Barra Shopping) tem tarifa de R$ 5. Na intermunicipal (Guaíba-Cais ou Barra) segue R$7,35. O catamarã da Capital tem embarcações com capacidade para 120 pessoas sentadas.