Situação atual: em andamento
A Avenida Voluntários da Pátria tem sua duplicação dividida em dois trechos - da Rua da Conceição às proximidades da Ramiro Barcelos e desta à Avenida Sertório. Nos dois trechos, os entraves relatados pela prefeitura dizem respeito, principalmente, a arqueologia e desapropriações.
No primeiro trecho, 18 das 21 desapropriações estão resolvidas. Procuradorias do Estado e da prefeitura discutem questões de matrículas para desapropriação do Centro Cenotécnico, que pertence ao Rio Grande do Sul. A primeira pista está concluída, e a obra da segunda está em andamento.
Veja a situação de todas as obras no Legadômetro
Leia as últimas notícias sobre Porto Alegre em Zero Hora
No segundo trecho, a prefeitura negocia aquisição de área que pertence à CEEE. Juntando esta área a uma liberada na Vila dos Papeleiros e outra do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a obra terá disponibilização de um terço do segundo trecho (2,5 quilômetros).
A duplicação da via tem 3,5 quilômetros de extensão e contará com implantação de ciclovia, tratamento paisagístico e canteiro central.
Início: agosto de 2012
Custo previsto: R$ 95,3 milhões
Empresa: Consórcio CC-Procon e Consórcio DP Barros/FBS/Soebe
Etapa atual: Obra na segunda pista do trecho um. No trecho dois, a vencedora da licitação desistiu da obra, e foi oferecida à segunda colocada as mesmas condições de preços. Neste mês, sairá a decisão da prefeitura quanto à permanência do contrato com a segunda colocada ou a realização de nova licitação.
Prazo de conclusão atual: junho de 2015 (trecho um) e julho de 2016 (trecho dois)