Mais de 30 mil clientes da CEEE e da AES Sul seguem sem luz em Porto Alegre e na Região Metropolitana na tarde desta segunda-feira, em função do temporal ocorrido no final de semana. Os municípios mais afetados são Esteio - com cerca de 9 mil casas sem abastecimento de energia elétrica - e Canoas - com mais de 8 mil famílias afetadas. Na Zona Norte da Capital, além de Viamão, Alvorada e São Leopoldo, os problemas também persistem desde o último sábado.
>>> Confira transtornos causados pela chuva em Porto Alegre
O mau tempo chegou a deixar mais de 150 mil casas sem energia elétrica em todo o Rio Grande do Sul. No entanto, boa parte do serviço já foi normalizado, de acordo com as concessionárias responsáveis pelo abastecimento.
Em Alvorada, moradores realizam dois protestos simultâneos na tarde desta segunda-feira em razão da falta de luz. Um grupo de moradores bloqueia a Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Piratini, próximo a parada 63. Outros habitantes da cidade interrompem o fluxo de veículos na Avenida Frederico Dihl, perto da caixa d'água, no bairro Intersul.
>>> Vídeo mostra chegada do temporal em Santa Maria
Em Alvorada, moradores bloqueiam a Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo a parada 63
Foto: Arquivo Pessoal/Leitor DG via WhatsApp
As concessionárias CEEE e AES Sul alegam as mesmas dificuldades para normalizar o abastecimento: árvores caídas no meio do caminho, que dificultam o acesso aos locais afetados e muitos postes danificados, que precisam ser substituídos.
Veja como se distribuiu a chuva no RS das 17h de sábado às 17h de domingo:
FONTE: Inmet
Confira imagens dos temporais pelo Estado: