O conserto da rede de ar-condicionado do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre tem previsão de conclusão nesta terça-feira (4). É o que promete a Secretaria Municipal da Saúde, após vistoria ontem na instituição. Segundo a assessoria da pasta, o equipamento da UTI de Trauma do 4º andar já voltou a ventilar. A informação é confirmada por funcionários do hospital. No entanto, o ar-condicionado da UTI de Trauma do 3º andar ainda passa por reparos.
Na semana passada, em meio ao calor de quase 40 graus, a falta de ar-condicionado gerou inúmeras reclamações de servidores e preocupação com os pacientes, e trouxe o problema a público. Segundo servidores, o contrato com a empresa responsável pela manutenção do ar-condicionado terminou em agosto.
A Secretaria da Saúde alega que providenciou o conserto tão logo teve conhecimento do caso. O reparo está sendo feito através de contratatação emergencial. Segundo a assessoria da pasta, os equipamentos nas UTIs Pediátrica e de Queimados funcionam normalmente, o que não é confirmado por funcionários.