Taxistas, pequenos comerciantes e até mesmo vendedores ambulantes já estão aceitando pagamento com cartões de débito e crédito. Já na Estação Rodoviária de Porto Alegre, que opera 600 linhas diárias, apenas três, de um total de 21 empresas que atendem o Rio Grande do Sul, oferecem a possibilidade quando a compra dos bilhetes é feita nos guichês.
Na fila para embarcar em direção a Caxias do Sul nesta quinta-feira (18), a dona de casa Marilene Braganholo reclamou da falta de opções de pagamento. “Hoje em dia, a gente precisa passar no banco e sacar o dinheiro. Qualquer ponto aceita pagamento com cartão, aqui também deveria aceitar”, argumenta.
Entre os entraves para a implementação, está o custo gerado pelas operações. Mas, o diretor-executivo da Expresso Caxiense, Nelson Ribeiro, garante que a empresa passará a aceitar cartões em breve.
“Posso afirmar com absoluta certeza que, até o final do ano, estaremos vendendo pela web, e em seguida será também pelo presencial. A gente sabe da necessidade dos nossos clientes”, assegura.
Responsável pelo terminal, a concessionária Veppo disponibiliza a estrutura para o uso de cartões desde abril deste ano, mas argumenta que não pode obrigar as empresas a aderirem ao sistema.
Nos guichês, as empresas que já oferecem o serviço são: Ouro e Prata, Planalto e Unesul. Além dessas três, outras seis transportadoras vendem bilhetes pela Internet, mas apenas na modalidade crédito: Bento, Citral, DATC, Embaixador, Santa Cruz e São José. O passageiro não pode imprimir a passagem em casa, é necessário buscá-la na rodoviária.
Segundo a Veppo, todas as empresas que possuem linhas interestaduais e internacionais aceitam pagamento com cartão no terminal de Porto Alegre.