A comissão de licitações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai analisar nesta tarde o recurso colocado por uma das empresas que participou da licitação por pregão eletrônico para a instalação de GPSs nos táxis de Porto Alegre. Dependendo do resultado, nesta sexta-feira (04), acontecerá a publicação no Diário Oficial de Porto Alegre o nome da empresa que venceu o pregão, a Show. A expectativa é iniciar a instalação do equipamento nos 3.921 mil táxis da capital nos primeiros dias de agosto.
A Show Prestadora de Serviços do Brasil Ltda. venceu a licitação por pregão eletrônico por oferecer o menor preço, de R$ 49,59. A EPTC chegou a receber 11 propostas. Além da instalação, a empresa ficará responsável por ceder toda a infraestrutura necessária em um centro de controle que será fixado na sede da EPTC.
Com os GPSs, além de aumentar a segurança para o usuário, a EPTC diz que vai fazer um estudo técnico para estimar a ocupação dos veículos para avaliar se a capital precisará de mais táxis em circlação. Os taxistas vão pagar mensalmente pelo aparelho 17 bandeiradas de R$ 4,52.
PROTOCOLO ABERTO
Esta é a primeira licitação da EPTC com o protocolo aberto. O Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari afirmou que se em algum momento a empresa não conseguir mais fornecer ou dar suporte ao sistema de GPSs nos táxis, a EPTC poderá comprar equipamentos de outras empresas que vão se adequar ao sistema operado pela empresa. Hoje, isso não acontece com as sinaleiras, por exemplo. O focenecimento de aparelhos só pode ser feito por duas empresas e se o município necessitar de aparelhos de uma terceira empresa, eles não funcionarão no sistema atual.