A presidente Dilma Rousseff desembarcou na Base Aérea de Canoas, às 22h52min desta quinta-feira. O avião presidencial veio de Brasília, onde a petista passou a quinta-feira em reuniões no Palácio do Planalto. Depois, a Presidente seguiu de helicóptero até o campo de treinamento da escola de futebol infantil do Grêmio, em frente ao Barra Shopping Sul, na Capital. Chegando lá, a comitiva presidencial levou Dilma de carro o seu apartamento, na Rua Copacabana, na Zona Sul de Porto Alegre.
A Presidente Dilma Roussef participa nesta sexta-feira, a partir das 8h, da cerimônia do Programa Integrado Socioambiental, que é uma rede de 150 km de coleta de esgoto aliada a oito estações de bombeamento e uma grande estação de tratamento, no bairro Serraria na Capital.
O investimento é superior a R$ 600 milhões. O PISA vai triplicar a capacidade de tratamento de esgoto e quando estiver operando plenamente vai evitar o despejo de 145 mil litros de esgoto por dia no Guaíba.
A previsão é que a plena capacidade de funcionamento só seja atingida em 12 meses. Um acordo entre DMAE e FEPAM prevê funcionamento parcial e escalonado do sistema, devido a redução da distância para o lançamento do esgoto tratado no Guaíba. Apesar do DMAE realizar quatro estudos que descartam impacto ambiental próximo a margem, foi adotada cautela na operação, como explicou o diretor de Departamento de Água e Esgoto, Flávio Presser.
Os próximos passos serão intensificar a ligação das casas à rede, evitando o despejo sem tratamento em arroios como Cavalhada, Sarandi e Dilúvio.
Depois, por volta das 11h, a Presidente Dilma participa da formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade será no Salão de Atos da PUCRS.