Os servidores técnicos-administrativos da UFRGS, da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal de Educação do Estado entram em greve a partir desta terça-feira (18) por tempo indeterminado. O coordenador-geral da Associação dos Servidores das instituições federais (Assufrgs), Arthur Bloise, explica de que forma o atendimento será prejudicado: "Nós técnicos-administrativos, nós exercemos nossas atividades em todos os ambientes da universidade. Os setores que mais vão ter prejuízo são os setores administrativos, os laboratórios, as bibliotecas e também as aulas que precisam de assessoria e apoio técnico-administrativo", explicou.
Os Restaurantes Universitários (RU's) deve funcionar normalmente, apenas sem o apoio de nutricionistas e outros servidores, já que o serviço de alimentação é terceirizado.
A categoria pede reajuste salarial, mudanças no plano de carreira, definição de data-base para 1º de maio e política salarial permanente, entre outras reivindicações. A paralisação foi votada pela maioria dos 300 servidores que participaram da assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (17) no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS.