O Complexo Hospitalar Santa Casa é o segundo hospital de Porto Alegre a confirmar um caso da bactéria conhecida pela sigla NDM-1. O paciente está internado no Hospital Santa Clara e deve receber alta já nos próximos dias. O hospital afirma que todas as medidas já foram tomadas e que não existe o risco de contaminação. O paciente está em quarto individual. A chefe de controle de infecção do Grupo Hospital Santa Casa, Teresa Sukienikk, garante que o paciente está colonizado pela bactéria, mas não tem infecção.
Saiba Mais:
- Ministro anuncia o fechamento de 15 leitos no Conceição
- Ministro atribui aos profissionais de saúde transmissão de superbactéria no Hospital Conceição
A superbactéria foi detectada pela primeira vez no Brasil no Hospital Nossa Senhora da Conceição, com cinco casos confirmados. Após os registros, o hospital teve 15 leitos de UTI interditados para uma operação de higienização. Conforme o Conceição, todos os pacientes já receberam alta.
Entenda o caso
A superbactéria New Delhi Metallobetalactamase (NDM-1) é multirresistente. Nem antibióticos conseguem eliminá-la. A contaminação pode ocorrer pelas mãos. O efeito no organismo vai depender da condição da pessoa. Pode gerar uma infecção mais grave em quem já está internado, principalmente se cair no sangue. Existe risco de vida. Quando o paciente está colonizado pela bactéria, ele pode transmitir ela, mas não está infectado. O combate é feito com o isolamento do paciente e acompanhamento dos médicos.