Uma das séries de tiras mais divertidas do cartunista Iotti ganha formato de coletânea. Jaquirana Air, Uma Saga nos Céus relembra o serviço de bordo da companhia aérea mais gaudéria de todos os tempos, que servia barra de cereal com refrigerante quente, churrasco, carreteiro, feijoada, buchada e costelão 12 horas nos voos internacionais.
O gibizón será autografado neste sábado, às 19h. Às 17h, na Casa do Pensamento, o autor participa, ao lado dos amigos e colegas de artes gráficas Santiago e Edgar Vasques, de uma mesa-redonda sobre a produção de quadrinhos no Rio Grande do Sul.
Jaquirana Air, Uma Saga nos Céus
por Iotti
Apertem os cintos, o piloto foi dar uma sesteada! Está nos céus e nas bancas da Feira do Livro, Jaquirana Air, o livro. Criação do cartunista Carlos Iotti, Jaquirana Air, é a companhia aérea mais gaudéria de todos os tempos. Contrapondo com as modernas empresas ditas "low cost", onde o "serviço de bordo" se resume a uma barra de cereal e um copo plástico de refrigerante quente, na JAL (Jaquirana Air Lines, não confundir com a outra do Japão imitona!) oferece churrasco, carreteiro, feijoada, buchada, costelão doze horas ( somente em voos internacionais) e mais mil regalias ao passageiros. Na primeira classe há a possibilidade do vivente escolher entre poltrona reclinável ou pelego. Fogão a lenha aquece os passageiros no inverno e pode-se comer pinhão já descascado na classe executiva. Esses e outros tantos diferenciais fazem da empresa um marco no meio aéreo.
Para os saudosos da Varig, a Jaquirana utiliza os mesmos equipamentos. Douglas DC-3 para voos regionais e Lockheed Super Constellation para voos internacionais. "Estão um pouco usados, mas ainda voam bem", afirma Craudinerso Artêmio , CEO da empresa. "Nada que sebo de oveia não resorva"- afirma Jovenal Cibordogue, chefe de manutenção das aeronaves, garantindo que todos recebem um santinho de Caravaggio ao embarcarem. "Nossa política de segurança não tem similares no Brasil!" exalta Rosicleide Ventura, chefe das comissárias de borbo.