O estado de saúde do ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares é gravíssimo, conforme boletim médico divulgado às 18h desta segunda-feira (23) pelo Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde ele está internado. Segundo o comunicado, Collares se encontra no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), sob cuidados da equipe médica e sendo acompanhado pelos familiares.
Alceu Collares, 97 anos, foi internado na instituição na última segunda-feira (16), em razão do agravamento de uma pneumonia. Há oito anos, o ex-governador foi diagnosticado com enfisema pulmonar.
O Hospital Mãe de Deus vem emitindo boletins de atualização das condições de saúde de Alceu Collares diariamente. Nesta manhã, a instituição já havia informado o agravamento do estado saúde do ex-governador. No final desta tarde, o hospital sinalizou que o "seu quadro clínico vem se agravando nas últimas horas".
Confira o boletim médico do Hospital Mãe de Deus
"HOSPITAL MÃE DE DEUS
Boletim Médico (18h)
O paciente Alceu de Deus Collares, 97 anos, permanece em estado gravíssimo. Seu quadro clínico vem se agravando nas últimas horas. Ele está internado no CTI do Hospital Mãe de Deus sob cuidados da equipe médica e sendo acompanhado pelos familiares.
Porto Alegre, 18h do dia 23/12/2024,
Daniel Souto Silveira - Coordenador do Serviço de Cardiologia
Euler Manenti - Diretor Médico"
Histórico na política
Alceu Collares foi vereador em Porto Alegre entre 1964 e 1970. Entre 1971 e 1983 foi deputado federal, cargo que ocupou novamente entre 1999 e 2007.
Entre 1986 e 1989, Collares foi prefeito de Porto Alegre, e, entre 1991 e 1995, foi governador do Rio Grande do Sul. Ele foi a primeira pessoa negra a ser eleita para ambos os cargos.