O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou nesta quinta-feira (14), em entrevista coletiva, que a corporação trata como ato de terrorismo as explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite passada. Ele disse ainda não tratar-se de um "fato isolado".
— Quero fazer um registro da gravidade dessa situação que nós enfrentamos ontem, que apontam que esses grupos extremistas estão ativos e precisam que nós atuemos de maneira enérgica (...) Entendemos que o episódio de ontem não é um fato isolado, mas conectado com várias outras ações — disse Rodrigues.
Na coletiva, o diretor-geral da PF afirmou que determinou a instauração de um inquérito policial e o encaminhamento do caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) "em razão das hipóteses iniciais de atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito" e de "atos terroristas".
Ainda conforme Rodrigues, as primeiras informações da investigação indicam que houve um "planejamento de longo prazo" por parte do autor do ataque, Francisco Wanderley — que morreu em frente à sede do STF.
O diretor da PF afirmou também que os materiais encontrados durante a apuração indicam que as bombas usadas eram de fabricação artesanal, mas de "alto grau de lesividade".
— As bombas encontradas no carro (de Rodrigues) foram acionadas de forma remota e eram caseiras, aparentemente produzidas pelo próprio autor — afirmou.
Questionado sobre o possível envolvimento de outras pessoas no caso, Rodrigues declarou:
— A investigação que dirá se essa pessoa agiu isoladamente ou agiu com outras pessoas, talvez com apoio financeiro, apoio físico para isso. Então, essa é a questão que a gente vai buscar também.
"Explosão gravíssima"
Artefatos explosivos foram encontrados nesta quinta-feira em uma casa alugada pelo homem que morreu durante o atentado em Brasília. O imóvel fica em Ceilândia, no Distrito Federal.
Segundo o diretor-geral da PF, uma gaveta nessa residência gerou uma "explosão gravíssima" ao ser aberta por um robô antibombas da corporação. Ninguém ficou ferido, mas a parte interna da casa ficou destruída.