O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer postagens em sua conta no X (antigo Twitter), nesta quarta-feira (18), após a rede burlar o bloqueio no Brasil. Na publicação, criticou o bloqueio da plataforma no país e parabenizou quem se manifestou contra o que chamou de "censura" na rede social.
"Parabenizo a todos pela pressão que fazem as engrenagens circular na defesa da democracia no Brasil. Desistir não é uma opção e os senhores é que alimentam um futuro próspero a nosso país", escreveu o ex-presidente da República.
No texto, Bolsonaro não citou diretamente o nome do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio da rede, mas fez duras críticas a suspensão da plataforma no país. “O X foi banido por questionar decisões judiciais que exigiam não só a remoção pontual de postagens, mas a exclusão permanente de perfis. Isso é censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais”, escreveu. Até então, a última publicação de Bolsonaro na rede havia sido em 30 de agosto, um dia antes do bloqueio do X no país.
O Supremo Tribunal Federal (STF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão analisando a situação da plataforma. Isso porque, em tese, a rede social segue suspensa no país.
Conforme informações do jornal O Globo, provedores de internet responsáveis pelo bloqueio identificaram durante a noite uma atualização na plataforma que, na prática, dribla a restrição à rede, contrariando a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.