O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que deve apresentar, nesta quarta-feira (29), "o maior pacote de enfrentamento aos desastres climáticos para atender as pessoas do Rio Grande do Sul". O comunicado, no qual o presidente diz que está cumprindo a promessa de ajudar a reconstruir o Sul, foi feito no final da tarde desta terça (28), pelas redes sociais.
A publicação ocorreu enquanto um grupo de ministros concedia entrevista coletiva em Porto Alegre. Questionados, os auxiliares não detalharam as medidas. O anúncio está marcado para as 10h desta quarta.
— Isso estava em discussão junto com o ministro (da Fazenda, Fernando) Haddad — limitou-se a dizer Waldez Góes, titular da Integração e Desenvolvimento Regional.
Entre as novas medidas anunciadas por Lula, deve estar o socorro a grandes empresas do Estado, com faturamento superior a R$ 4,8 milhões por ano.
A estimativa é de que sejam destinados R$ 15 bilhões em créditos oferecidos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como indicou o vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na segunda-feira (27), em Caxias do Sul.