Sete mesas foram montadas para o almoço reservado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve com amigos, ministros e empresários gaúchos, nesta sexta-feira (15), na sede da Fiergs, em Porto Alegre.
Na principal, o presidente teve, ao seu lado direito, o governador Eduardo Leite. À esquerda, o ex-governador Olívio Dutra (PT). Ao lado de Leite, sentou o ex-governador petista Tarso Genro. A mesa principal teve ainda outros gaúchos: Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e o anfitrião, Gilberto Petry, presidente da Fiergs.
A mesa ao lado acomodou Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sua esposa, Lu Alckmin, e ministros de três pastas — Educação (Camilo Santana), Saúde (Nísia Trindade) e Agricultura e Pecuária (Carlos Fávaro) —, além dos empresários Claudio Bier, diretor-presidente da Masal, e André Gerdau, vice-presidente do conselho de administração da Gerdau.
Outra parte dos 14 empresários convidados almoçou com o senador Paulo Paim (PT), em uma mesa na qual sentaram-se Luiz Carlos Bohn, José Renato Hopf e Irineu Boff, entre outras autoridades.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, dividiu mesa com os empresários Ricardo Portella, Pedro Brair e Marcelo Xavier Leite, além do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
Na lista, estiveram ainda Cicão Chies, Clovis Tramontina, Daniel Randon, Erasmo Battistella e Marcos Oderico Oderich.
O prato principal servido no encontro foi filé com conchiglione de queijo brie com parma. Vinhos gaúchos, da vinícola Aurora, foram servidos ao presidente e demais convidados.
A equipe de assessores presidenciais também ocupou uma das mesas.