Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29) mostra que 63% dos brasileiros são contra anistiar - isto é, perdoar - os envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Conforme o levantamento, 31% dos ouvidos são favoráveis ao perdão, na comparação com 2% que se dizem indiferentes e 4% optaram por não dar sua opinião.
Segundo o Datafolha, o apoio à anistia é maior entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dizem-se a favor da anistia 40% dos eleitores de Bolsonaro, ante 25% dos apoiadores do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre aqueles que são contra o perdão, 71% afirmaram ter votado em Lula, e 53% se dizem bolsonaristas.
Após os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, mais de 1 mil pessoas foram presas e cerca de 1,3 mil foram denunciadas. Até agora, 145 pessoas foram condenadas a penas que variam entre 3 e 17 anos de prisão. O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu apenas uma pessoa.
O Datafolha entrevistou presencialmente cerca de 2 mil pessoas, de 16 anos ou mais, em 147 municípios brasileiros nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, segundo o instituto de pesquisa.