O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, neste sábado (10). Estão mantidas as medidas cautelares, que são exigências a serem cumpridas pelo político, conforme informações do jornalista Gerson Camarotti, do portal G1.
A decisão do ministro se dá em razão de parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), da idade de Valdemar (74 anos) e dos crimes cometidos não serem violentos ou representarem grave ameaça.
O presidente do PL foi preso em flagrante na última quinta-feira (8) por posse ilegal de arma. Durante a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, que investiga a tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de direito, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, e o político foi flagrado com a arma com registro irregular.
Conforme o G1, ainda foi encontrada uma pepita de ouro com o presidente do PL. Na última sexta-feira (9), Moraes havia convertido a prisão em flagrante para prisão preventiva, que não tem prazo determinado para o fim.