O juiz de Direito Cristiano Vilhalba Flores tomou posse, nesta quinta-feira (1º), como novo presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) para a gestão de 2024 a 2025. A solenidade ocorreu no auditório do Foro Central II de Porto Alegre.
Flores assume o cargo no lugar do desembargador Cláudio Martinewski, que retoma suas atividades no Tribunal de Justiça do Estado (TJRS). Também foram empossados os novos integrantes dos conselhos Executivo, Deliberativo e Fiscal, além das direções da Escola da Magistratura e do Departamento de Assistência à Saúde (DAS).
Atualmente com 50 anos, Flores atua na magistratura gaúcha desde 1999. Ele já atuou nas comarcas de Capão da Canoa, Crissiumal, Tenente Portela, São Gabriel, Sapucaia do Sul, Canoas e Porto Alegre. Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí), o magistrado é especialista em Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), mestre em Direito Internacional e doutorando na mesma área pela Universidade Federal do RS (UFRGS).
Na Ajuris, Flores foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças e vice-presidente Administrativo. Em seu discurso de posse, ele enfatizou a importância do trabalho das juízas e juízes para a sociedade.
— Tenho a mais profunda convicção de que a evolução do nosso país, como uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, passa também pela firme e comprometida atuação de cada magistrada e magistrado, sejam eles em início de carreira e numa pequena comunidade, sejam eles membros das cortes superiores. Nunca, portanto, esqueçamos e sejamos reconhecidos pelos compromissos assumidos com a nossa Constituição Federal e com os acordos firmados pelo Brasil em matéria de direitos humanos — disse o presidente.
Durante a solenidade, o desembargador Cláudio Martinewski fez uso da palavra, destacando a importância da atuação associativa e institucional da Associação.
— O compromisso com a gigantesca história da Ajuris e a defesa e a valorização do Judiciário e da classe muitas vezes exigiram mais do que o diálogo, mas sim ações com firmeza. Foi assim que conclamamos a sociedade ao comparecimento ao histórico evento contra os atos golpistas de 8 de janeiro, que ficou conhecido como o Dia da Infâmia. A sociedade gaúcha soube atender, comparecendo de forma expressiva por intermédio dos Poderes, instituições, associações, organizações civis e população em geral. Isso é estar no lado certo da história.
80 anos da Ajuris
O evento também serviu de palco para o lançamento da marca da Ajuris para celebrar os 80 anos da Associação, que serão completados no dia 11 de agosto. Uma comissão constituída no final do ano passado, com integrantes da gestão que estava se despedindo e da que estava assumindo, terá a responsabilidade de preparar uma série de eventos em diferentes áreas para celebrar a data ao longo do ano.
Veja quem compõe a nova direção
Conselho Executivo
- Presidente: Cristiano Vilhalba Flores
- Vice-presidente Administrativa: Helena Ruppenthal Cunha
- Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Thiago Dias da Cunha
- Vice-presidente Cultural: Samyra Remzetti Bernardi
- Vice-presidente Social: Amita Leão Barcellos Milleto
- Vice-presidente de Aposentados: Nelita Teresa Davoglio
- Diretora da Escola da Ajuris: Clarissa Costa de Lima
- Vice-diretor da Escola da Ajuris: Daniel Neves Pereira
Conselho Deliberativo
- Angelo Maraninchi Giannakos
- Cristiano Alberto de Campos Maciel
- Dulce Ana Gomes Oppitz
- Eduardo Savio Busanello
- Henrique Osvaldo Poeta Roenick
- Josiane Caleffi Estivalet
- Lizandra Cericato
- Marina Louzada de Lacerda
- Mauro Peil Martins
- Max Akira Senda de Brito
- Rui Portanova
- Sylvio Antônio de Oliveira Corrêa
- Suellen Rabelo Dutra
- Suzana Viegas Neves da Silva
- Uda Roberta Doederlein Schwartz
Conselho Fiscal
- Deborah Coleto Assumpção de Moraes
- Leandro Raul Klippel
- Mariana Motta Minghelli
Departamento de Assistência à Saúde (DAS)
- Diretora: Liége Puricelli Pires
- Subdiretores: Marcelo Mairon Rodrigues, Flávio Mendes Rabello e Marilene Bonzanini