Prefeita interina de Cachoeira do Sul há 70 dias, Angela Schumacher Schuch (PP) será efetivada no cargo na próxima segunda-feira (11). Angela, que foi eleita vice-prefeita, assumirá o governo em definitivo após a renúncia do prefeito José Otávio Germano (PP), que estava afastado do cargo desde o dia 28 de setembro.
A posse está marcada para as 14h de segunda, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O município ficará sem vice-prefeito e, nas eventuais ausências de Angela, caberá ao presidente da Câmara substituí-la.
De acordo com o presidente da Câmara, Magaiver Dias (PSDB), Angela não foi empossada nesta quinta-feira (7) pois alguns vereadores não estavam na cidade. Já a sexta-feira (8) é feriado municipal, em celebração à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
A carta de renúncia de José Otávio foi encaminhada na manhã desta quinta-feira (7) ao Legislativo. No documento, ele alega que tomou a decisão pensando em sua saúde.
"É com pesar que tomo esta dura decisão, porém consciente e honesta. É o momento de cuidar de mim, da minha saúde, a minha renúncia é necessária ao meu tratamento", diz a mensagem.
O prefeito estava afastado do cargo por ordem da Justiça em decorrência das investigações da Operação Fandango, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que apura a suspeita de crimes praticados na administração municipal.
Em nota divulgada em setembro, ele assegurou que não cometeu ilegalidade em qualquer ato praticado durante o mandato.
Queda de José Otávio
- Após fracassar na tentativa de reeleição para deputado federal, em 2018, José Otávio Germano concorreu a prefeito de sua terra natal em 2020 e saiu vitorioso.
- Em 28 de setembro de 2023, o Ministério Público deflagrou a Operação Fandango, para investigar a suspeita de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, concussão e a prática de crimes de responsabilidade na prefeitura de Cachoeira do Sul.
- No mesmo dia, José Otávio foi afastado do cargo pela Justiça por 180 dias. A medida também foi aplicada a cinco secretários municipais.
- Durante a operação na casa do prefeito, foi encontrado um prato com 2,9 gramas de cocaína; em nota, o político disse que os policiais confundiram o talco Pó Pelotense com droga.
- Desde o mês passado, a Câmara de Vereadores analisava a abertura de uma comissão processante (equivalente a comissão de impeachment), mas não obteve acesso às investigações, que estão em segredo de Justiça.
- Na manhã de 7 de dezembro, José Otávio Germano entrega carta de renúncia à Câmara de Vereadores; vice-prefeita será efetivada no cargo no dia 11.