Morreu nesta quarta-feira (1º), aos 95 anos, o empresário e político gaúcho Cláudio Ênio Strassburger. Com atuação marcante no ramo calçadista, Strassburger também foi deputado federal e vice-governador do RS. O óbito ocorreu nesta tarde, no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo.
O empresário nasceu em 24 de agosto de 1928, em Porto Alegre. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, o empresário fundou a Strassburger S/A, indústria que ficou conhecida na década de 1960 como pioneira na exportação de calçados do Brasil para a Europa.
Strassburger foi diretor da Feira Nacional do Calçado (Fenac) em 1968. Em 1978, foi eleito deputado federal pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) e atuou como secretário de Estado no último mês do governo de Sinval Guazzelli (1975-1979).
Entre 1983 e 1987, foi vice-governador do Rio Grande do Sul na chapa de Jair Soares pelo Partido Democrático Social (PDS). O deputado federal Covatti Filho, presidente do PP-RS, partido ao qual Strassburger era filiado, emitiu uma nota de falecimento na qual afirma que "o Progressistas gaúcho está em luto".
No texto, o presidente descreve o empresário como "homem público honrado, grande ser humano, democrata e defensor do diálogo" e diz que ele "deixará um legado irretocável na política gaúcha e no empreendedorismo nacional e internacional."
Strassburger também recebeu, em 1994, a honraria da Ordem do Mérito Militar no grau de Comendador Especial pelo então presidente Itamar Franco.
O velório ocorrerá na Câmara Municipal de Campo Bom. Devido à sua atuação junto ao município, a prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias.