O advogado Ivo da Silva Lech morreu na noite desta quinta-feira (12), em Canoas, na Região Metropolitana, aos 75 anos. Ex-vereador e deputado federal constituinte pelo MDB, Lech estava internado há uma semana no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde deu entrada em decorrência de um quadro de infecção. O velório será nesta sexta-feira (13), às 10h, na capela 6 do Cemitério São Vicente, em Canoas. Ele deixa a esposa Susi Cristina Carmona.
Natural de Canoas, Lech nasceu em 19 de maio de 1948. Aos 25 anos de idade, ele sofreu um acidente automobilístico que o deixou paraplégico. Em 1983, conquistou o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Canoas pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Em 1986, foi eleito deputado federal com 64.878 votos e presidiu a Subcomissão de Minorias da Constituinte, que debateu direitos a índios, negros, pessoas com deficiência e LGBTs.
Em 1994, formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). De 1999 a 2003 foi presidente do MDB de Canoas e, em 2013, se elegeu pela segunda vez como vereador no município.
Ex-chefe de gabinete de Lech, Aline de Oliveira Pagot trabalhou com o político por uma década. Ela destaca a trajetória de Lech, que foi um dos fundadores da Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF).
— Ivo foi uma pessoa que ensinou a ter ideologia política, a respeitar o que a gente acredita, a buscar o que acreditamos e, principalmente, a honrar a palavra dada, o que hoje na política está cada vez mais difícil — afirma.