O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por duas cirurgias no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (12). Um dos procedimentos foi realizado para corrigir uma hérnia de hiato, para tratar um quadro de refluxo, e o segundo, um desvio de septo, para melhorar a condição respiratória.
De acordo com o hospital, ele foi submetido a uma endoscopia para tratamento de doença do refluxo gastroesofágico. Na sequência, Bolsonaro passou por cirurgia de desvio de septo (septoplastia), turbinectomia (cirurgia para redução do volume dos cornetos nasais) e uvulopalatofaringoplastia, também conhecida como cirurgia do ronco.
O boletim é assinado pelos gastroenterologistas Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, pelo otorrinolaringologista Sergio Salomão Abdala Carui e pelo diretor-geral da unidade Pedro Henrique Loretti.
“As cirurgias transcorreram de forma satisfatória, sem intercorrências”, diz o texto.
As equipes responsáveis vão reavaliar o ex-presidente no fim do dia para novas informações.
Segundo o assessor de Bolsonaro, o ex-ministro Fabio Wajngarten, os procedimentos transcorreram dentro da maior tranquilidade. De acordo com ele, Bolsonaro já foi para a sala de recuperação.
Bolsonaro foi internado na tarde da segunda-feira. Nas últimas semanas, o ex-chefe do Executivo passou por exames na mesma unidade hospitalar para definição das cirurgias.
A internação do ex-presidente ocorre em meio às investigações sobre o esquema de venda ilegal de joias recebidas em missões oficias por integrantes do governo Bolsonaro. O caso agora, segue para uma nova etapa com a homologação da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e braço direito do ex-presidente.
Desde que levou uma facada em Juiz de Fora (Minas Gerais), durante a campanha presidencial de 2018, Bolsonaro realizou uma série de procedimentos. O último ocorreu nos Estados Unidos, em janeiro deste ano. No dia 9 daquele mês, um dia após os atos de invasão e depredação das sedes dos três poderes por seus apoiadores, em Brasília, ele sentiu dores abdominais e precisou tratar de uma aderência em uma hérnia incisional.