O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta quinta-feira (29), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a necessidade de diálogo com o Congresso para garantir a governabilidade. Segundo ele, o Executivo precisa mais do Legislativo do que o contrário.
— O presidente da República tem que estabelecer a relação com o Congresso Nacional tendo consciência que é ele, presidente da República, que precisa mais do Congresso do que o Congresso precisa dele. Se isso é verdade, então o presidente da República tem, de forma muito civilizada, que estabelecer política de discussão com o Congresso Nacional — disse.
Lula falou ainda sobre a relação que mantém com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
— A cada medida provisória que nós fazemos, nós discutimos com as lideranças. Muitas vezes nos reunimos com o Lira na Câmara e com o Pacheco no Senado para discutir a medida provisória, porque nenhum deputado é obrigado a votar na medida provisória do governo do jeito que o governo quer. A medida provisória é o pensamento do governo, é o pensamento de um ministro, é o pensamento de um segmento da sociedade. Mas quando chega no Congresso, são 513 deputados, 513 cabeças, 513 pessoas que vêm de lugares diferentes, de origem diferente, de formação diferente e, portanto, eles têm direito de concordar e não concordar.
Ouça a entrevista na íntegra: