O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (26) com o chefe do Executivo argentino, Alberto Fernandéz. O encontro está marcado para 12h15min no Palácio do Planalto, em Brasília. Depois, os dois mandatários irão almoçar no Itamaraty.
Fernandéz ainda possui compromissos agendados com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber.
Esta é a quarta visita que o argentino faz ao Brasil neste ano e quinta vez que os dois presidentes se reúnem, já que Lula também foi ao encontro de Fernandéz. Na agenda desta segunda, a intenção é celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre os países. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o convite foi feito por Lula. As informações são do portal g1.
Entretanto, medidas de apoio financeiro ao país vizinho também devem ser assunto da reunião. A crise econômica na Argentina tem se agravado com inflação anual superando a marca de 100%. A moeda oficial do país, o peso, está desvalorizado.
Em maio, Lula e Fernandéz haviam tratado sobre o mesmo tema. Na ocasião, o mandatário brasileiro afirmou que faria "todo e qualquer sacrifício" para ajudar os argentinos.
Encontros entre Lula e Alberto Fernández, desde a posse do petista
- 1º e 2 de Janeiro: viagem de Fernández para posse presidencial de Lula em Brasília e encontro bilateral no Palácio do Itamaraty
- 23 e 24 de Janeiro: viagem de Lula para a Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos) e reunião bilateral em Buenos Aires
- 2 de Maio: visita de Alberto Fernández para reunião no Palácio da Alvorada
- 30 de Maio: viagem de Fernández para reunião dos presidentes de países sul-americanos e encontro bilateral no Palácio do Itamaraty
- 26 de Junho: futura visita de Estado do presidente argentino a Brasília