O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (14) que os prefeitos façam concessões de terrenos locais para viabilizar a construção de casas com custos mais baratos.
O chefe do Executivo disse ter pedido à ministra do Planejamento, Simone Tebet, um levantamento de todas as terras públicas do governo federal e patrimônio dos municípios para serem transformados em "moradia decente" e, assim, acabar com o déficit habitacional.
Lula participou da 84ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. Em tom eleitoral e em aceno aos dirigentes municipais, defendeu a relação entre União e entes federados e prometeu trabalhar para que bancos públicos emprestem dinheiro aos municípios.
— Eu nunca compreendi como o presidente da República, ou governador de Estado, mas sobretudo presidente, pensa em governar o país sem levar em conta os entes federados. Todas as cidades têm sua importância, porque é na cidade que acontecem os problemas da sociedade — afirmou, sob aplausos.
O presidente destacou que, independentemente do partido ou religião de cada prefeito, tratará todos com respeito.
— Em respeito ao fato de vocês representarem a cidade de vocês, tratarei como se fosse do meu partido. Não faltará o presidente da República nos debates que vocês fizerem — declarou.
O chefe do Executivo voltou a prometer crescimento econômico, recuperação de massa salarial e construção de moradias.