O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, virá ao Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (20). Será a primeira visita dele ao Estado desde que tomou posse.
De acordo com a assessoria de Marinho, ele terá reuniões em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Uruguaiana. Os detalhes do roteiro ainda estão sendo definidos. Senadores e deputados federais também estarão na comitiva. Um dos nomes confirmados é o do senador Paulo Paim (PT-RS).
O ministro vai se reunir com o governador, Eduardo Leite, para quem telefonou na tarde passada para alinhar o encontro, que deve ocorrer na próxima terça-feira (21) à tarde. No mesmo dia, Marinho deve ir à Assembleia Legislativa, para falar com os deputados estaduais. Encontros com produtores de vinho e arroz também estão previstos, mas ainda sem confirmação de dia e horário.
O motivo da vinda ao Rio Grande do Sul é debater medidas e ações que impeçam novos casos de trabalho análogo à escravidão, como os que foram descobertos recentemente em Bento Gonçalves, na Serra, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste.
"Vamos dialogar para chegarmos a um acordo para evitar que essa situação volte a se repetir. Acredito que esse tipo de fato não interessa a ninguém. É inadmissível que ainda aconteçam situações como as registradas recentemente, não só no Rio Grande, mas em várias partes do país. Precisamos dar um basta nisso", afirmou Marinho à reportagem de GZH.