O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a população de Mato Grosso (MT), Estado onde o ex-presidente Jair Bolsonaro venceu nas últimas eleições, pelo seu ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que classificou como um "cidadão extraordinário". A fala ocorreu em evento de entrega de 1.440 residências do Minha Casa Minha Vida em Rondonópolis (MT), nesta sexta-feira (3).
Em críticas a Jair Bolsonaro (PL), ele afirmou que daria um prêmio a alguém do Estado que dissesse uma obra do ex-gestor entregou.
— Eu seria capaz de um prêmio para qualquer pessoa de Rondonópolis ou do estado de Mato Grosso que me dissesse um metro de obra que o Bolsonaro fez aqui — provocou.
O chefe do Executivo pontuou ainda que a única inauguração que sabe que foi feita por Bolsonaro foi uma ponte de madeira:
— A única coisa que eu sei que ele inaugurou foi uma ponte em São Gabriel da Cachoeira de 18 metros feita de madeira — disse, se referindo à travessia Rodrigo e Cibele, que custou R$ 255 para ser construída e R$ 711 mil para inaugurá-la, em meados de 2022.
Lula brincou que as casas entregues do Minha Casa Minha Vida precisam ter churrasqueira para que se possa fazer churrasco. Com isso, ele disse que o preço da carne no país também precisa cair mais. A quem não come carne, o presidente prometeu uma "agricultura saudável para que as pessoas possam comer uma salada bem tratada".
O presidente também ressaltou que o país produz alimento suficiente para seu povo, mas que ainda há cidadãos que passam fome.
— Pessoas passam fome porque não têm dinheiro para comprar alimentos necessários, porque, se tivessem dinheiro, encontravam os alimentos no supermercado — completou.