Os dois nomes que comandarão a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) já trabalhavam juntos desde 2015 em Brasília, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia. Nesta sexta-feira (13), Itanielson Cruz foi nomeado como adjunto da Fazenda, o número 2 das contas públicas gaúchas, na pasta chefiada por Pricilla Santana.
Com 32 anos de idade, Cruz comandava, até duas semanas atrás, a Coordenação de Relações e Análises Financeiras de Estados e Municípios, na STN. Entre as suas atribuições, estava a análise das contas dos Estados que buscavam a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) – caso do Rio Grande do Sul.
Servidor do governo federal, Cruz estava há nove anos na área de finanças públicas de estados e municípios. Neste setor, coordenou a elaboração da nova fórmula de análise da capacidade de pagamento dos Estado para a União.
Apesar da troca no primeiro escalão da Secretaria Estadual da Fazenda, não há confirmação de alterações nas subsecretarias. Por ora, estão mantidos os chefes da Receita Estadual, do Tesouro do Estado e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).