O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou o prazo para emprego da Força Nacional para auxiliar na segurança do Distrito Federal até o dia 19 de janeiro, em razão dos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília. A Portaria que estende o prazo está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11). O ato anterior, que autorizou a atuação da Força, previa ações até segunda-feira (9).
A portaria desta quarta-feira detalha que o efetivo deve auxiliar na "proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, no período de 10 a 19 de janeiro de 2023".
No domingo (8) manifestantes golpistas conseguiram invadir as sedes dos três poderes em Brasília, depredando os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
PMs de outros Estados
O Ministério da Justiça e Segurança Pública também publicou nesta quarta-feira uma portaria que autoriza a mobilização de mais policiais militares de outros Estados para emprego na Força Nacional no Distrito Federal. O ato autoriza a mobilização de policiais militares do Pará, Amapá, Acre, Pernambuco, Amazonas, Espírito Santo, Paraíba e Sergipe até 31 de janeiro.
Em portaria publicada na terça-feira (10) já tinha sido autorizada a mobilização de policiais militares do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul para auxiliar a Força Nacional no Distrito Federal.