Com a ausência de três nomes já anunciados para secretarias e com duas outras pastas aguardando anúncio de seus titulares, o governador Eduardo Leite coordenou, nesta quinta-feira (12), a primeira reunião do primeiro escalão do governo.
No encontro, Leite reforçou os compromissos fiscais do Estado e orientou a equipe a manter a política de controle de gastos.
— Equilíbrio fiscal não é tarefa da Fazenda, é de um governo inteiro. Precisamos estar na mesma página — disse Leite, que reforçou:
— A tentação do pensamento humano é de que passamos a etapa de crise e que tem dinheiro para gastar. Calma. Tem que fazer com responsabilidade.
As linhas gerais do governo foram apresentadas no início da reunião, etapa que foi aberta à imprensa. Leite reforçou aos secretários as cinco promessas centrais de sua campanha eleitoral. No topo da lista, "melhorar a qualidade da educação".
— Educação e aprendizagem têm que ser tarefa de todo o governo. A Secretaria de Obras é especialmente ligada à educação, porque mexe com as escolas, com a sua infraestrutura — afirmou Leite.
As demais metas centrais apresentadas foram transformar o Estado em "um polo nacional de atendimento à saúde"; "combater incansavelmente a pobreza"; "apoiar o agronegócio, a agricultura familiar e o enfrentamento aos ciclos das secas"; e "crescer com inovação, transição energética e sustentabilidade".
Antes de a reunião começar, Leite reuniu os secretários e demais integrantes da equipe nos jardins do Palácio Piratini para uma foto oficial. Ao fim do encontro, o governador foi questionado por jornalistas se considera importante ampliar a participação de negros em postos do governo — por ora, a única pessoa negra do primeiro escalão é a titular da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, que trabalha no Google e assumirá o cargo nos próximos dias.
— Tanto melhor. E em outras posições relevantes estarão pessoas que representam esta diversidade racial, cultural e de orientação sexual no governo. A gente já mapeia outras posições de governo em que estarão presentes esta diversidade — disse Leite.
A reunião da cúpula de governo ocorreu no galpão crioulo do Palácio Piratini. O encontro começou às 10h e terminou depois das 13h. O cardápio do almoço de Leite e dos secretários tinha churrasco — com carnes como picanha, costela, fraldinha e salsichão — além de saladas.
Secretarias que aguardam indicação de secretário titular:
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
- Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária
Secretarias que aguardam a posse dos titulares indicados:
- Secretaria de Esporte e Lazer - Danrlei de Deus
- Secretaria de Parcerias e Concessões - Pedro Capeluppi
- Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade - Lisiane Lemos